De acordo com pesquisa publicada nesta quinta (10/12/09), metade das emissões de gases poluentes no Brasil vem da pecuária. A atividade é responsável por 75% do desmatamento na Amazônia
As emissões de gases do efeito estufa pela pecuária no Brasil representam aproximadamente 50% das emissões totais brasileiras. A maior contribuição se deve ao desmatamento para as novas pastagens na Amazônia. Esse tipo de desmatamento atinge, em média, 75% do total.
De acordo com a pesquisa, esses valores devem ser considerados conservadores, uma vez que faltaram ao estudo outras fontes de emissão, como as dos solos em pastagens degradadas oriundas da produção de ração para alimentação animal e aquelas conhecidas como porteira afora, relacionadas com transporte do gado, da carne e com seu beneficiamento industrial primário. Também não foi considerado o desmatamento para formação de pastagens em outros biomas além da floresta amazônica e o cerrado.
O Brasil tem o maior rebanho bovino comercial do mundo, com mais de 190 milhões de cabeças em 2006. A produção de carne sofreu rápida expansão no Brasil nos últimos dez anos, e suas exportações representam cerca de 24% da produção total em 2006. De acordo com os dados do censo agropecuário, o rebanho brasileiro cresceu de forma constante, mas de diferentes formas nas regiões. No Sul, Sudeste e Nordeste, ela se estabilizou ou diminuiu, enquanto que no Norte (Amazônia) e Centro-Oeste (cerrado) tem crescido rapidamente, junto com a capacidade industrial de abate. É nessas regiões que ela contribui mais para o desmatamento e poluição pelos gases do efeito estufa.
Obrigado pela visita: Tanque News
Nenhum comentário:
Postar um comentário