Day 27
A cada 26 meses, a Terra se aproxima de Marte enquanto ambos orbitam o Sol. Mas, no próximo dia 27 de agosto essa distância será a menor dos últimos 59 mil anos. Para se ter uma idéia, em geral, quando ocorrem essas aproximações, Marte chega a estar a 70 milhões de quilômetros de distância da Terra e agora chegará a cerca de 55,76 milhões.Muito se falou acerca do fato do encontro de 27 de agosto ser o mais próximo em cerca de 60000 anos. Os homens de Neanderthal foram os últimos a observar Marte tão favoravelmente? Isto é verdade, mas também um pouco de exagero. Marte e a Terra têm estado quase tão próximos muitas vezes na história recente.
Alguns exemplos: 23 de Agosto de 1924; 18 de Agosto de 1845; 13 de Agosto de 1766. Em cada um destes casos Marte e a Terra estiveram aproximadamente a 56 milhões de km.
Os astrónomos chamam a estes encontros próximos de "oposições periélicas". Periélico significa que Marte está mais próximo do periélio – a sua aproximação máxima ao Sol (a órbita de Marte, como a de todos os planetas, é uma elipse, daí que a distância entre o Sol e Marte varie). Oposição significa que o Sol, a Terra e Marte estão numa linha reta com a Terra no meio. Marte e o Sol estão em lados opostos do céu. Quando Marte está em oposição e em periélio – na mesma altura – está muito próximo da Terra.
27 de Agosto é, na verdade, a melhor oposição periélica desde os dias dos homens de Neanderthal, mas pouco difere de outras mais recentes. Mas não há qualquer problema pois todas as oposições periélicas de Marte são espectaculares. Esta será uma oportunidade única na vida, pois uma aproximação como esta, só em 2287. Atualmente, já se pode ver Marte a olho nu logo ao anoitecer no lado leste. Com a aproximação com a Terra, seu brilho vem aumentando, tornando sua presença evidente no céu. Após o pico da aproximação, daqui a 17 dias, o planeta ainda poderá ser visto por cerca de dois meses, sendo que seu tamanho e a intensidade de seu brilho diminuirão enquanto ele se distancia da Terra.
Muitas pessoas tem telefonando para o Observatório para saber sobre aquela luz avermelhada no céu. O Hemisfério Sul - mais precisamente entre as paralelas que passam sobre o Rio de Janeiro e o Nordeste do Brasil - é a melhor localização para observar Marte, pois o planeta aparece bem alto no céu. Já no Hemisfério Norte, como o planeta aparece em uma posição muito baixa no céu, sua observação não é muito favorável. O melhor horário para observar Marte é das 20h30, logo após o pôr-do-sol, até as 6h30, hora em que o Sol está nascendo. Neste horário, o planeta aparecerá logo acima do horizonte, onde o Sol nasce. Não há como errar.
No pico da aproximação, o planeta vermelho será do tamanho de uma bola de tênis vista a uma distância de 528 metros, ou seja, menor que a metade da Lua. Apesar de pequeno, neste momento ele será o astro mais brilhante no céu e emitirá uma luz diferente da de todos os demais. Além de ter uma cor vermelho-alaranjada - devido à presença de óxido de ferro (ferrugem) no solo
marciano - é uma luz que não pisca, ao contrário das emitidas por estrelas. Isso ocorre porque, assim como a Terra, Marte apenas reflete a luminosidade do Sol.
Essa aproximação só ocorre por causa das órbitas dos dois planetas. a de Marte ''é muito excêntrica'', ou seja, seu centro é levemente deslocado e um pouco maior do que o da Terra. A órbita de Marte é 37 minutos maior que a da Terra. Apesar disso, há pontos de maior aproximação, como a que presenciamos agora. Quando Marte mantém sua distância mais próxima do Sol, a cada 16 anos, as distâncias entre a Terra e o planeta vermelho conseqüentemente diminuem.
Não há necessidade de usar proteção para os olhos quando olhando para Marte, pois a luminosidade do planeta não é tão intensa como, por exemplo, a do Sol, que com alguns segundos de exposição direta, seria capaz de cegar alguém. Para poder ver qualquer detalhe da superfície de Marte, o observatório aconselha o uso de um telescópio de boa qualidade.
Obrigado pela visita: Equipe Tanque News
Nenhum comentário:
Postar um comentário