quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Curiosidades: Com o tempo os filmes se atualizam, e no caso do batman essa mudança veio no uniforme [c]

Guarda Roupa do Batman

Pois é, o figurino do morcegão sempre foi o mesmo, porém, ele passou por várias mudanças durante esses anos. Confira!

Decada de 40


Decada de 60


Decada de 80 e 90


1997


 1997


2008

Tanque News
2009 - 2011

Humor: Veja as namoradas dos Super-heróis [c]

Vida Amorosa dos Super Heróis

Tanque News
2009-2011

Tv: Carol Abranches curti dia de sol, ajeita o biquini e... ops! [c]

Carol Abranches paga peitinho em praia do Rio

   Nesta segunda-feira, 21, Carol Abranches aproveitou o sol que finalmente brilhou sobre o Rio para ir à praia e dar um mergulho no mar da Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade. No entanto, o biquíni pregou uma peça na modelo e Carol acabou pagando peitinho!

Clique no link abaixo, e Veja as fotos:

Tanque News
2009 - 2011

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Curiosidades: Comercial de loja de celulares recebe queixas por ser muito assustador [c]

Comercial assusta publico

Nem toda propaganda atinge o efeito desejado. A ousadia pode causar polêmica e muitas queixas de pais preocupados. Um exemplo disso é o novo comercial da loja britânica Phones4U, que apresenta o fantasma de uma jovem assombrando uma mulher em um estacionamento.
    O Advertising Standards Authority, órgão do Reino Unido que regulamenta e supervisiona as campanhas publicitárias no país, teve 341 reclamações registradas. Foi o mais alto volume de reclamações relacionados a um comercial recebidas pelo órgão em 2011. Os protestos também aconteceram no canal da Phones4U no YouTube, no post onde o vídeo do comercial está disponível, com mensagens solicitando a remoção do vídeo, sob a alegação de ser “indevidamente angustiante” para as crianças.
    Um porta-voz da ASA confirmou que vai analisar a campanha depois de receber as reclamações. O órgão já acionou a Phones4U sobre a propaganda, que é exibida na TV britânica durante o horário nobre da programação.
    No vídeo, vemos uma mulher voltando para o seu carro em um estacionamento subterrâneo, quando ela vê o fantasma da jovem. A mulher fica aterrorizada, deixando cair suas sacolas de compras e gritando de forma compulsiva. É quando o fantasma da garota pega um telefone celular, e um letreiro com os dizeres “perder nossas promoções pode assombrar você”, com sangue pingando das letras, é exibido.
    Em um dos comentários publicados no canal da loja no YouTube, um usuário diz que precisa mudar de canal toda vez que o comercial vai ao ar. Outro usuário alega que o irmão de cinco anos de idade não consegue mais dormir tranquilo depois de ver a campanha. Um terceiro usuário, mais enfático, dispara: “sério, se eles acham que vão atrair os clientes, é melhor eles tentarem outra coisa. Eles perderam outro cliente (eu)”.


Veja abaixo o polêmico comercial e tire suas próprias conclusões:

 Tanque News
2009 - 2011


Série Frases: Sabedoria [c]

Mensagem do dia
23-11-11


"Viva la Vida"



Tanque News 2009 - 2011

sábado, 19 de novembro de 2011

Mundo: Google Earth detecta estruturas desconhecidas na chna [c]

   O Google Earth detectou estruturas desconhecidas no Deserto de Gobi, na China. As imagens de satélite levantam questões sobre o que o país pode estar construindo na área reservada para seus programas militares, espaciais e nucleares.
    Foram encontradas estruturas circulares e retangulares, além de uma com forma de pista de aeroporto. Ainda é incerto se as áreas são usadas para exploração espacial ou testes militares. As duas imagens abaixo mostram estruturas parecidas com ruas de cidade, provavelmente usadas para testar o impacto de armas. 

Abaixo, há algo parecido com duas pistas de aeroporto, mas não se sabe por que uma delas é azul brilhante.
Tanque News
2009 - 2011

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Lendas: As 10 pragas do Egito e sua relação com as divindades pagãs egípicias [c]

As Dez Pragas do Egito

    Uma das palavras hebraicas traduzida por praga no livro de Êxodo significa dar “golpes ou ferir”. Outras duas palavras descrevem as pragas como sinais e juízos. De modo que as pragas foram tanto sinais divinos que demonstraram que o Senhor é o Deus Supremo, como atos divinos pelos quais Deus julgou os egípcios e libertou a seu povo, golpeando as crença nas divindades egípcias.
   As pragas ao serem derramadas no Egito, houve dez prodígios, coletivamente chamados julgamentos (Êxodo 7.4) e também sinais e maravilhas (Êxodo 7.3). Essas pragas foram à reação da justiça de Deus contra a iniqüidade e a obstinação. Mui provavelmente, combinavam os fenômenos naturais com a intervenção divina, intervenção esta que servia de elemento controlador.
   As pragas foram à resposta de Deus à pergunta de Faraó: Quem é o Senhor, cuja voz ouvirei? (Êxodo 7.17). Cada praga foi, por outro lado, um desafio aos deuses egípcios e uma censura à idolatria. Os egípcios prestavam culto às forças da natureza tais como o rio Nilo, o Sol, a Lua, a Terra, o Touro e muitos outros animais. Agora as divindades egípcias ficaram em evidente demonstração de sua impotência perante o Senhor Todo-Poderoso, não podendo proteger os egípcios nem intervir a favor de ninguém.

A ORDEM DAS PRAGAS É A SEGUINTE:

1.ª PRAGA – AGUAS TRANSFORMADA EM SANGUE (ÊXODO 7.14-25)

Foi um golpe contra o deus Hapi, o deus protetor das inundações do Rio Nilo. O Rio Nilo era considerado um deus e o deus hapi intervia junto o deus Nilo nas inundações. Deus resolveu zombar dessas divindades que não tiveram forças para impedir que suas águas apodrecessem e cheirassem mal.

2.ª PRAGA – A INVASÃO DE RÃS (ÊXODO 8.1-15)

Os egípcios relacionavam as rãs com a deusa da fertilidade (Hekt). Todos que queriam a fertilidade invocavam tal divindade. O Deus verdadeiro zombou também dessa divindade, pois ela não conseguiu impedir que o Egito fosse invadido por rãs.

3.ª PRAGA – A INVASÃO DE PIOLHOS (ÊXODO 8.16-19)

O pó da terra, considerado sagrado no Egito, converteu-se em insetos muito importunadores. Os sacerdotes egípcios, ao ministrarem nos lugares sagrados, usavam vestes brancas de linho. Estas deveriam ser alvas, extremamente alvas. Raspavam a cabeça e, antes de entrar para o lugar sagrado, examinavam minuciosamente, porque não podiam ter no seu corpo ou suas vestes qualquer inseto imundo e abjeto. Curavam as pessoas usando o pó sagrado da terra do Egito. Esse pó considerado sagrado agora causava grandes feridas ao egípcios. Era uma profanação ao seus deuses. Devido a essa praga os sacerdotes egípcios ficaram impossibilitados de cumprirem seus rituais.

4.ª PRAGA – A INVASÃO DE MOSCAS (ÊXODO 8.20-32)

Os egípcios tinham em deus chamado Belzebu, que na crença deles era poderoso para afugentar moscas. Enxames de moscas cobriram a terra do Egito. Infernaram Faraó e seu povo. Sacerdotes e magos clamaram a Belzebu e nada aconteceu. Mais um deus desmoralizado.

5.ª PRAGA – PESTE NOS ANIMAIS (ÊXODO 9.1-7)

Foi um golpe contra Amom, o deus adorado em todo Egito, tinha a forma de um carneiro, animal sagrado. No baixo Egito, Amom era adorado em forma de um touro, ou bode, deus protetor dos rebanhos do Egito. Como se pode notar, tal divindade foi incapaz de proteger o rebanho egípcio.

6.ª PRAGA – ÚLCERAS (ÊXODO 9.8-12)

Um duro golpe contra o deus Tifon. Na crença deles essa divindade protegia os egípcios contra qualquer ferida que fosse causada por qualquer coisa. Os sacerdotes invocavam a Tifon e as cinzas do altar dele eram jogadas em todos os doentes. Agora, os próprios sacerdotes foram os primeiros a serem infectados.

7.ª PRAGA – SARAIVA (ÊXODO 9.13-35)

Um golpe contra a deusa Serafis, protetora da lavoura do Egito. A tempestade de trovões, raios e saraiva devastou a vegetação, destruiu as colheitas de cevada e de linho e matou os animais do Egito. Este tipo de tempestade era quase desconhecido do Egito. O termo trovão em hebraico significa literalmente “Vozes de Deus” e aqui insinua que Deus falava em juízo contra aquela nação pagã e contra seu panteão de deuses. Os egípcios que escutaram a advertência de Deus, conseguiram salvar o seu gado.

8.ª PRAGA – INVASÃO DE GAFANHOTOS (ÊXODO 10.1-20).

Os egípcios tinham além de Serafis, tinham também a Isis que protegiam toda a vegetação de suas terras. A praga de gafanhotos trazida por um vento oriental consumiu a vegetação que havia sobrado da tempestade de saraiva. Isis e Serafis foram impotentes para proteger o Egito dos gafanhotos.

9.ª PRAGA – TREVAS (ÊXODO 10.21-29)

As trevas encobriram o Egito inteiro, excetuando a terra de Gósen, onde Israel habitava. As trevas foram totais e absolutas. Um homem não conseguia ver o outro mesmo que estivesse a um palmo apenas na sua frente. Fora um grande golpe a todos os deuses do Egito, especialmente contra o deus Rá, o deus solar. Os luminares celestes, objetos de culto, eram incapazes de penetrar à densa escuridão. Foi um golpe direto contra o próprio Faraó, suposto filho de Rá, Faraó era chamado de “O FILHO DE SOL”.

10.ª PRAGA – A MORTE DOS PRIMOGÊNITOS (ÊXODO 11.1-12.36)

O Egito estava completamente arruinado (Êxodo 10.7). Agora, passado cerca de um ano desde a primeira praga, vem o cumprimento da Lei da Semeadura. Os egípcios tinham matado as crianças dos judeus, agora eles mesmos colhiam o fruto da sua semeadura. A morte sobreveio à meia-noite. Um grande clamor de desespero ouviu-se por todo o Egito; e Moisés e seu povo não somente tiveram permissão para sair, mas foram exortados a saírem do Egito, de modo insistente. Acresça-se a isso que a Israel foram dados suprimentos abundantes para que pudessem partir.

Tanque News 
2009 - 2011

Religião: Jesus Proteja a minha família [a]

"Abençoa senhor as Famílias! Amén ; Abençoa senhor a minha também"

Tanque News 2009-2011

Ciência: Peixe é congelado vivo e ressuscita imediatamente [c]

Peixe congelado em expêriencia, ressuscita

   Todos já se divertiram brincando de cientista louco. Em algumas brincadeiras, uma viagem pelo espaço seria viabilizada através de tecnologias de criogenia, que nos congelariam para chegarmos aos locais mais distantes do espaço. Um grupo de alunos de uma escola americana resolveu fazer o teste com um peixinho e obteve sucesso total.
    O peixe foi colocado no nitrogênio líquido, o que o fez congelar na mesma hora. Depois, ao ser colocado em seu aquário, voltou à vida como que por mágica. Aos que se preocupam com o bem estar do peixe, ele ficou bem depois da experiência mas, segundo a aluna que subiu o vídeo para o Youtube, teve seu destino no dia seguinte, quando foi usado para alimentar a tartaruga de estimação da turma.

    O vídeo foi parar no Youtube e tem feito sucesso ao redor do mundo. Veja você também como a criogenia é mais fácil de se fazer do que podemos imaginar.

Veja o video:


Tanque News  2009 - 2011

domingo, 13 de novembro de 2011

Esporte: Junior Cigano nocauteia Velásquez e conquista título dos pesados do UFC [c]

Cigano conquista o cinturão

   O brasileiro Júnior "Cigano" dos Santos conquistou o cinturão dos pesos-pesados do UFC neste sábado, ao derrotar o mexicano-americano Cain Velásquez por nocaute, em apenas 1m04s de luta, em Anaheim, EUA. Ele se tornou o primeiro representante do país a deter o título absoluto da categoria - seu "padrinho", Rodrigo Minotauro, foi campeão interino dos pesados. Foi sua 14ª vitória em 15 lutas na carreira, e a primeira derrota de Velásquez em 10 combates no seu cartel.
    Considerado a "zebra" da luta, Cigano entrou, como de costume, sob o tema do filme "Rocky, o Lutador", cujo personagem principal também entrava nos ringues desacreditado. Velásquez, por sua vez, entrou celebrado ao som de um "mariachi", música típica do México. Ao ser apresentado, Júnior foi muito vaiado, mas manteve a expressão séria. O mexicano-americano, por sua vez, se mostrava tenso, mas concentrado e preparado para a batalha.
   Velásquez começou com um chute baixo, mas Cigano também acertou um cruzado de direita. O mexicano-americano quase derrubou o catarinense ao segurar uma pisada, mas ele defendeu bem. Velásquez se arriscou no jogo de pé, e sua falta de ritmo após mais de um ano afastado do octógono foi sentida. Cigano atacou e acertou um gancho de direita que derrubou o campeão. Júnior não desperdiçou a oportunidade e partiu para cima do adversário, castigando-o com marretadas até ser interrompido pelo árbitro "Big" John McCarthy com 1m04s de primeiro round.
- Não tenho palavras para explicar. Quero agradecer ao meu time e minha família, tenho gente muito boa na minha vida. Cain Velásquez foi o cara mais duro que já enfrentei, estava com medo de enfrentá-lo, eu não estava 100% para esta luta. Estou muito feliz - declarou Cigano, que não segurou o choro de emoção.
   Cain Velásquez admitiu que sua atuação não foi à altura de seu nível.
- Desculpem-me, eu vou voltar. Ele meio que mexeu com meu equilíbrio, é muita força. Eu esperei muito para ele vir pra cima e ele fez o que tinha que fazer. Parabéns para ele - lamentou Velásquez.
    Com o título de Cigano, o Brasil igualou o número de cinturões do UFC com os EUA - agora, são três campeões brasileiros (Anderson Silva, dos pesos-médios, e José Aldo, dos pesos-pena, são os outros) e três campeões americanos (Dominick Cruz, dos pesos-galo, Frankie Edgar, dos pesos-leves, e Jon Jones, dos pesos-meio-pesados). A única categoria com campeão de outra nacionalidade é a meio-médio (Georges St-Pierre, do Canadá).
Tanque News / 2009 - 2011

Tecnologia: História e Trajetória do Google em seu 15° aniversário [c]

Trajetória do Google

   Comemora-se o aniversário do site mais famoso do mundo, o Google. Já são quinze anos de uma história de sucesso e cifras bilionárias.
    No entanto, algumas pessoas duvidam da exatidão da data. Nos últimos três anos, a empresa comemorou o aniversário do site com imagens especiais acima da barra de buscas no dia 27 de setembro, mas por duas vezes a data foi celebrada em 7 de setembro.
    Deixando de lado as dúvidas sobre o aniversário do site, o importante mesmo é destacar a importância da página e a história do buscador.
    O Google costuma comemorar datas importantes para a humanidade com customizações do seu logo na página inicial do site de buscas. O primeiro Doodle surgiu em 1998. O sucesso foi tão grande que hoje a companhia tem uma equipe de designers voltada especialmente para a criação dos logotipos.
     Os fundadores do Google são Larry Page e Sergey Brin. A empresa surgiu em 1996, mas apenas em 1998 os dois formalizaram o projeto e criaram a marca.
    O Google foi resultado de uma tese de doutorado em Ciências da Computação na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Incialmente, os dois criadores do site conseguiram um cheque no valor de US$ 100 mil para investir na empresa. O cheque estava endereçado à Google Inc.
    A partir daí, a empresa foi fundada por Larry e Sergey no estado da Califórnia e funcionava na garagem da casa de uma amiga dos fundadores da empresa em Menlo Park.
    Já neste momento, reportagens veiculadas sobre o Google em grandes jornais como USA Today e o Le Monde (França) já demonstravam o potencial do site de buscas.
    Hoje o Google é uma das grandes inovações da história da computação e os resultados financeiros alcançados pelo site são impressionantes.

Tanque News  2009 - 2011

Série Frases: Humor [c]

Mensagem do Dia
13 - 11 - 11


A Fome é tanta que matou o mendigo!


Tanque News  2009-2011

Curiosidades: Descubra como pequenas frutas vermelhas se transfomaram na bebida mais tomada do mundo [c]

A Origem do Café

Nada melhor do que acordar pela manhã e sentir aquele cheirinho de café novo. Entre os brasileiros, o cafezinho é hábito e paixão. Mas é certo que nem todos sabem a história dessa famosa bebida.
    Na verdade, são várias as versões da origem do café. A mais comum delas afirma que o café foi descoberto por um pastor etíope na antiga Abissínia por volta de 600-800 depois de Cristo.
    As frutinhas vermelhas do cafeeiro são originárias da região conhecida como Arábia, península situada entre o Golfo Pérsico e o Mar Vermelho. Até o século X o cafeeiro tinha seus frutos consumidos quase que exclusivamente pelas tribos nômades.
    No início, o fruto maduro do café misturado com gordura animal, armazenado em bolsas de couro. Durante viagens, os nômades comiam essa mistura e, eventualmente, bebiam o líquido obtido da infusão da pasta com água fria.
    No século X os Árabes descobriram o sabor da bebida preparada com água quente. A essa mistura deram o nome de "GAHWA" que significa aquele que impede o sono.
    Já no século XIII surgiram nos países árabes as primeiras casas especializadas em café, que nesse momento da história se tornou conhecido como o "vinho árabe" pelos mulçumanos.
    O café passou a ser cultivado no Yemen na África entre os anos 1250 e 1600. Os árabes mantiveram, por muito tempo, o monopólio total do café. Eles exportavam apenas grãos torrados e não permitiam a saída das plantas e frutos "in natura" de seu território.
    O café chegou à América do Norte em 1607 ganhando popularidade e fazendo com que as cafeterias se tornassem ponto de encontro nas cidades de New York, Baltimore, Boston, Philadelphia.
    No entanto, foram os holandeses que, por meio de contrabando do porto árabe Mocha, tornaram-se os primeiros a transportar e cultivar o café comercialmente em 1690. A partir daí, o café foi se tornando um produto cada vez mais valorizado no mercado internacional.

Tanque News
2009 - 2011     

Tv: Retrospectiva das novelas da globo no horário das oito [c]

Novelas da Globo de 1990 até 2011 

Fina Estampa 2011

Insensato Coração 2011

Passione 2010

Viver a Vida 2009

Caminho da Índia 2009

A Favorita 2008
Duas Caras 2007

Paraíso Tropical 2007

Páginas da Vida 2006

Belíssima 2005

América 2005

Senhora do Destino 2004
Celebridade 2003

OUTRAS NOVELAS
Mulheres Apaixonadas 2003
Esperança 2002 
O Clone 2001
Porto dos Milagres 2001
Laços de Fámilia 2000
Terra Nostra 1999
Suave Veneno 1999
Torre de Babel 1998
Por Amor 1997
A Indomada 1997
O Rei do Gado 1996
O Fim do Mundo 1996
Explode Coração 1995
A Proxima Vitima 1995
Pátria Minha 1994
Fera Ferida 1993
Renascer 1993
De Corpo e Alma 1992
Pedra sobre Pedra 1992
O Dono do Mundo 1991
Meu Bem, Meu Mal 1990
Rainha da Sucata 1990

TANQUE NEWS
2009 - 2011

sábado, 12 de novembro de 2011

Mundo: Taj Mahal pode ruir em até cinco anos [c]

Taj Mahal pode desaparecer...

   Se você sempre quis conhecer o famoso Taj Mahal, na Índia, não perca tempo. Segundo especialistas, o monumento pode ruir nos próximos cinco anos se nada for feito para proteger a fundação de mogno do monumento. De acordo com um grupo de historiadores, ambientalistas e políticos com sede em Agra, onde fica o Taj Mahal, as bases de madeira estão apodrecendo por falta de água. O rio que circunda o monumento secou e por isso, a fundação está apodrecendo.
   Uma das soluções apontadas por especialistas é construir uma barragem no rio para ajudar a regular os níveis de água, plantar árvores e instalar uma tubulação  para melhorar a situação.
   O Taj Mahal foi construído há 358 anos, na beira do rio Yamunda, que agora está secando. Rachaduras começaram a aparecer nas paredes da tumba de mármore no ano passado. Ele foi construído pelo imperador Mughal Shah Jahan como mausoléu para sua esposa Mumtaz Mahal.
   O local atrai 4 milhões de turistas por ano.

Tanque News 
 2009 - 2011   


Bizarro: Acrobata deita sobre pontas de facas em show na india [c]

Tanque News
2009 - 2011

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Esporte: O Combate mais esperado do ano, foi confirmado pelo presidente do UFC [c]

Anderson Silva X Chael Sonnen

O que todos que acompanham MMA já imaginavam foi confirmado nesta quinta-feira pelo presidente do UFC, Dana White: Anderson Silva vai defender o cinturão dos médios contra Chael Sonnen mais uma vez. Perguntado no programa de rádio de Jim Rome se essa seria a próxima disputa de título da categoria, o dirigente respondeu:
- É a luta que todo mundo quer ver. Anderson está em uma posição em que acha que esse cara é tão desrespeitoso que não quer dar a ele a chance de disputar o título, mas vai acabar lutando com Chael Sonnen. A resposta é sim - disse White.
   O presidente do UFC, entretanto, não falou sobre qual a data e em que edição será a luta. Mas a tendência é que ocorra depois da edição 143 do evento.
   Sonnen e Anderson Silva se enfrentaram pela primeira vez no UFC 117, em agosto de 2010. Na ocasião, o americano dominou os cinco rounds, mas acabou perdendo no fim por submissão. O Spider, que alega ter lutado com uma lesão na costela, encaixou um triângulo restando 2m50s para o término do combate.
   Na mesma noite, Sonnen foi pego no exame antidoping e depois suspenso, retornando somente neste ano com vitória sobre Brian Stann, em outubro, obrigando o adversário a desistir após aplicar um katagatame ainda no primeiro round.

TANQUE NEWS 2009 - 2011

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Série Frases: Sabedoria e Humor [c]

Mensagem do dia
10 - 11 - 11



Tanque News  2009 - 2011

Curiosidades: Tutorial de como obter uma melhor busca no google [c]

Como melhorar a sua pesquisa no GOOGLE

Busca simples   
   Você pode fazer uma busca com uma ou mais palavras: quando elas são separadas por um espaço, o sistema procura uma e também a outra. Exemplo: Ayrton Senna. Como resultado, o programa vai trazer todo os sites que tenham as palavras Ayrton E Senna, mesmo se elas estiverem separadas no texto

Frase exata
   Colocando as duas palavras entre aspas, a busca será efetuada com todas as palavras, na ordem em que foram escritas. Exemplo: “Ayrton Senna”. O resultado irá apresentar todos os sites nos quais a palavra Ayrton é obrigatoriamente seguida pela palavra Senna.

Excluindo uma palavra
   É possível fazer isso colocando um sinal de menos (-) na frente da palavra que deseja excluir. Exemplo: “Ayrton Senna” -Prost. O resultado vai apresentar sites que tenham “Ayrton Senna”, nesta ordem, e não contenham a palavra Prost.

As dez primeiras palavras
   O Google limita as buscas às 10 primeiras palavras entradas. Em razão disso, use as frases mais curtas possíveis. O Google também pesquisa palavras na ordem em que aparecem, ou seja, “livro eletrônico” traria resultados diferentes de Boletim FreeBR - Edição 06 – Janeiro 2006 “eletrônico livro”.

Definições definitivas
   Não tem um dicionário à mão? Encontre definições para palavras digitando “define:”, sem as aspas, seguido da palavra sobre a qual quer o significado. Exemplo: define:musica. O Google retorna apenas a definição. Se você quiser incluir na lista de resultados sites baseados na palavra, descarte o sinal de dois pontos. Exemplo: define music.

Busca no título da página
   Para buscar o título da página, esse que aparece lá no topo da janela, escreva o termo intitle: , seguido da expressão que quer encontrar. Exemplo: intitle:”Ayrton Senna”. O resultado irá apresentar as páginas que contenham a expressão “Ayrton Senna” no titulo, e não necessariamente no corpo da página. Use allintitle: para buscar por todas as palavras e expressões no título.

Tanque News - 2009.2011

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Tecnologia: O iPhone foi evoluindo com o tempo, e uma prova disso são as camêras, confira tudo abaixo [c]

Evolução das Câmeras do iPhone

   O primeiro iPhone tinha uma câmera de 2.0 Megapixels, hoje o iPhone 4S que é a última versão do iPhone até hoje lançada possui uma câmera com resolução de 8.0. 
   É possível notar uma grande diferença de qualidade nas fotos a seguir comparando os modelos: 

Veja a comparação:
TANQUE NEWS 2009 -2011

domingo, 6 de novembro de 2011

Série Cinema: Um classico dos filmes de horror, o incredolo vampiro Nosferatu [c]

NOSFERATU
1922

Nosferatu é um filme clássico do expressionismo alemão. Produzido em 1922, suas imagens de horror ainda conseguem nos surpreender. Foi baseado em Drácula, de Bram Stoker (1897). O diretor F. W. Murnau não conseguindo os direitos autorais com a viúva de Stoker, acabou produzindo uma versão independente, cuja narrativa preserva o enredo original de Stoker (uma das versões de Nosferatu apresenta o nome de cada personagem com seu equivalente no romance de Stoker).
    Ao invés de Conde Drácula, Nosferatu é Conde Orlok, uma das mais fiéis representações filmicas do vampiro. Alto, esguio, esquálido, com orelhas, nariz e dentes pontiagudos, Murnau consegue representar com sucesso a figura do personagem macabro de Stoker. Na verdade, o horror se transfigura em Nosferatu. É a própria representação (e expressão imagética) do Mal e do estranhamento sugerido pela figura mítica do vampiro. O conteúdo do Mal se exprime com vigor na forma de apresentação do personagem. De fato, nunca o cinema de horror conseguiu expressar com tanta fidelidade a dimensão macabra da lenda do vampiro como em Nosferatu, de F.W. Murnau.
   O Conde Orlock, é, em si, uma figura estranha e aterrorizante. Como salientamos acima, sua imagem expressa o próprio conteúdo do seu ser maligno. Não existe em Nosferatu a dissimulação/ocultação da natureza maligna do vampiro. O horror se expressa em-si e para-si. O mal está entre nós e assim se apresenta em corpo, espírito e verdade. De certo modo, o vampiro de Murnau conseguiu ser a síntese estética do Horror que iria se abater sobre a civilização do Capital na década seguinte - nos anos de 1930 ocorreria a a ascensão do nazi-fascismo na Alemanha, pre-anunciando o horror da II Guerra Mundial. É o que Arendt considerou a “banalização do Mal”. Nosferatu poderia ser considerado a própria expressão da “banalização do Mal”. Como Mr. Hyde, o personagem de Robert Louis Stevenson em O Médico e o Monstro (de 1886), Nosferatu consegue ser a expressão em imagem da essência do Mal. Como diz a abertura do filme, “Nosferatu é a palavra que se parece com o som do pássaro da morte da meia-noite”.
    Nosferatu vive nas sombras e na escuridão. É um ser noturno, de um mundo das trevas, perdido no passado de uma terra distante (a Transilvânia). A própria narrativa de Nosferatu destaca que o vampiro é uma criatura da noite. “Os fantasmas da noite parecem reviver das sombras do castelo” – diz o narrador de Nosferatu. É na escuridão que está o horror do vampiro. É interessante que a lenda do vampiro se difunde nos primórdios da sociedade tecnológica, da II Revolução Industrial, onde a invenção da eletricidade – ou da lâmpada elétrica, em 1879 - deu o “golpe de misericórdia” nos poderes da noite e da escuridão (embora, é claro, segundo a lenda, apenas a luz do sol pudesse matar o vampiro). 
   O filósofo alemão Walter Benjamim registrava com maestria em seus textos o êxtase das pessoas diante das invenções da Modernidade. Por exemplo: os moradores da Paris do século XIX deslumbravam-se com a iluminação noturna de lampiões a gás, que ofuscava a luz das estrelas. Com a invenção da lâmpada incandescente, em 1878, por Thomas Edison, a luz dos lampiões a gás passou aos poucos a ser substituída por pequenas redes elétricas de iluminação, limitadas, é claro, aos centros urbanos. Com o avanço da lâmpada incandescente, a noite, com sua escuridão, perdia, mais ainda, seus encantos naturais. Além disso, a invenção da lâmpada incandescente inaugura uma nova era: a da utilização da eletricidade como energia economicamente viável. Antes da invenção da lâmpada incandescente, as necessidades de utilização da energia elétrica eram pequenas, embora houvesse certa aplicação nas comunicações e na metalurgia. A lâmpada incandescente de Edison era apenas a ponta de um complexo sistema, integrando tecnologia e aspectos financeiros, comerciais e políticos. Ele criou uma rede elétrica para os centros urbanos, na mesma escala que as de gás. A Edison General Electric foi fundada para explorar as patentes das tecnologias inventadas e produzir todos os elementos do sistema de energia elétrica, de dínamos a lâmpadas. Associado aos irmãos Siemens, instalou a primeira rede de iluminação pública da Europa. Ela inaugura uma nova era do desenvolvimento capitalista – a do imperialismo com suas grandes empresas monopolistas que, com suas maravilhosas invenções modernas, “desencantavam” o cotidiano de homens e mulheres dos centros urbano-industriais.
   Na medida em que o homem pode agora prolongar o dia e até abolir a noite, o vampiro, que é a criatura da noite, aparece como a representação alegórica de um passado que nos persegue, pois se inventamos a eletricidade, e com ela, a lâmpada incandescente, não conseguimos abolir em definitivo os ciclos da natureza. Na verdade, embora o capital em seu processo avalassador, tenda a promover o recuo das barreiras naturais, não consegue abolir a Natureza em sua dimensão estranhada. Eis o seu limite crucial. O vampiro, talvez seja, em sua dimensão sócio-estética, a representação alegórico-fantástica das contradições sócio-metabólicas do processo civilizatório do capital. O vampiro seria apenas a alegoria fantástica de uma Natureza estranhada.
Em Nosferatu, é, portanto, muito claro o par antitético luz-escuridão, onde o primeiro significa civilização e progresso, e o segundo, tradição e barbárie (no romance de Stoker está presente uma série de referências às novas invenções da era tecnológica, em contraste com o horror de uma era das trevas personificado na figura de Drácula – o que se perde no filme de Murnau). Luz-escuridão é um par antitético que irá caracterizar a civilização do capital, principalmente – e literalmente – a partir da II Revolução Industrial.
Mas é importante salientar que Drácula, ou Nosferatu, não pertence a um passado distante, mas sim ao presente estranhado do mundo burguês. A aparição do vampiro na narrativa fantástica do século XIX, em sua forma acabada, tal como apropriada pela ficção especulativa da era do imperialismo (com Bram Stoker), parece sugerir que Drácula, ou Nosferatu, é uma criatura da periferia estranhada da civilização do capital (o que explica o requinte aristocrático do personagem, presente tanto na obra de Stoker, quanto no filme de Murnau).
    Além disso, a passagem para a Modernidade urbano-industrial, tanto em sua via clássica, com a Revolução Inglesa, quanto em sua via prussiana, cujo caso alemão é exemplar, ocorreu através da conciliação do novo com o arcaico, da classe burguesa emergente com a classe aristocracia. A nobreza feudal, classe de origem do Conde Drácula, manteve, de certo modo, seus privilégios nobiliárquicos nas sociedades burguesas (principalmente nos países capitalistas de via prussiana). Deste modo, é como se o vampiro expressasse, ou fosse o resultado maligno, do caráter conciliador do próprio desenvolvimento capitalista, com as forças do passado (e com os mortos). Marx (e Comte) já salientaram o caráter contraditório da Modernização – com a preservação do Não-Morto – quando disse que cada vez mais os mortos pesam sobre os vivos.
    Entretanto, como já destacamos, Drácula, de Bram Stoker, é um romance burguês que não deixa de festejar o Iluminismo, representado pela ciência moderna. Mas, por outro lado, consegue apreender, de forma alegórica, que, apesar do avanço da “civilização da luz”, a Belle Epoque, a escuridão em suas múltiplas formas literais ou alegóricas, e com ela o medo de fantasmas do passado e da tradição, ainda se mantém como espaço da barbárie histórica. É talvez expressão de um sócio-metabolismo do capital imerso em contradições suas e do próprio processo civilizatório (além, é claro, de ser, expressão da própria via contraditória de desenvolvimento capitalista com suas conciliações “pelo alto”). 
   Entre a publicação de Drácula, de Bram Stoker, em 1897, e o inicio da I Guerra Mundial, em 1914, que dilacerou - e sugou o sangue - de milhões e milhões de homens da civilização européia, transcorreram apenas 18 anos...o tempo de maioridade da Razão imperialista, a fase superior do capitalismo (e cabe observar: a I Guerra Mundial, deflagrada em 1914, originou-se – e se disseminou pelo Ocidente europeu - a partir de sua periferia menos desenvolvida - assassinato do Principe herdeiro do Imperio Austro-Hungaro pelo anarquista sérvio Gabriel Princip).
Por outro lado, o filme de Murnau altera a temporalidade, e a territorialidade, inscrita no romance clássico original de Stoker. A narrativa de Nosferatu passa-se em 1938, em Wisborg, cidade da atrasada Alemanha feudal. Murnau perde, deste modo, um referencial importante do romance de Stoker, cuja trama ocorre em Londres em fins do século XIX, imerso na II Revolução Industrial, a revolução da eletricidade; o pólo mais desenvolvido do mundo do capital. Em Stoker é como se Drácula prefigurasse a reação da Tradição e da era das trevas contra a civilização da luz, a civilização do capital, com suas inovações tecnológicas baseadas no espírito do Iluminismo. Mas em Nosferatu, Orlock é um espírito velhaco, pura representação do Mal, que almeja estabelecer-se em Wisborg, uma pequena cidade de uma Alemanha atrasada semi-feudal. Dilui-se o contraste com o Progresso das Luzes, pois na Wisborg semi-feudal não existe ainda a civilização do capitalismo industrial emergente (apesar de que, como já salientamos, na Alemanha semi-feudal, o desenvolvimento capitalista-moderno irá se dar através da conciliação com a nobreza prussiana). Em Nosferatu, Orlock se confunde com a Peste, sendo apenas sua representação fantástica.
   Deste modo, pelo menos em sua dimensão imediata, a construção narrativa do vampiro de Murnau perde a capacidade de representar a dimensão crítica do vampiro de Stoker: ser o prenúncio de horror da civilização do capital, impulsionada pela II Revolução Industrial e cuja etapa superior é o imperialismo. Na verdade, o Drácula de Stoker é própria prefiguração alegórica do imperialismo como fase superior do capitalismo, sedento de sangue e obrigado a se expandir para se reproduzir enquanto sistema sócio-metabólico (ora, o próprio Capital pode ser considerado, a partir da alegoria de Stoker, tal como Drácula, um Não-Morto).
    Mas, na mesma medida, o Nosferatu de Murnau, pode ser considerado a prefiguração alegórica da via prussiana, ou do modo de desenvolvimento capitalista que se caracteriza pela conciliação do arcaico com o moderno (o moderno perderia vigor crítico na narrativa filmica de Murnau em virtude das próprias condições sócio-históricas da Alemanha semi-feudal). Ou dizendo melhor, o vampiro de Murnau é o retorno do atrasado – o Não-Morto, que tanto caracterizaria a modernidade capitalista, em sua expressão fantástica.
    O vampiro de Murnau é uma figura solitária que apenas almeja ocupar uma velha mansão diante da casa de um jovem casal de Wisborg para prosseguir na sua ânsia de sangue e vida. Orlock, fascina-se por Ellen, jovem esposa de Hutter. Ele, um agente imobiliário, que trabalha para Knock, agente imobiliário oficial da cidade (e que é servidor fiel do Conde Orlock). Mais tarde, Knock iria aparecer internado no asilo local, talvez enlouquecido com a perspectiva da chegado do amo e senhor Conde Orlock.
   
Conde Orlock é um rico proprietário na Transilvania que busca expandir suas propriedades para Wisborg. Para isso, contacta (e o incorpora como agente espiritual), Knock. É curioso que Orlock utilize símbolos e anagramas em suas cartas com Knock. Possui talvez uma linguagem própria. É Hutter que viaja até a Transilvania para vender a Orlock a propriedade em Wisborg. É convencido por Knock, que afirma: “Você pode ganhar muito dinheiro”. Provavelmente recém-casado, Hutter busca acumular fortuna através da atividade de corretagem imobiliária. Seu personagem é a representação do homem moderno, ansioso em acumular dinheiro e incrédulo (e caçoador) diante da Tradição – como iremos ver suas atitudes diante dos aldeões locais, hospitaleiros mas aterrorizados pelas criaturas da noite. É por isso que irá encontrar-se com Orlock na Transilvania, o “país dos ladrões e dos fantasmas”. 
   Desde o principio, Ellen tem maus pressentimentos sobre a tarefa de Hutter. No decorrer de todo o filme ela está imersa em maus pressentimentos, sonambulismo e transes sob a influência de Orlock. A figura feminina é mais propicia e sensível às influências do vampiro Orlock. Ellen representa a guardiã da vida, a mãe-Terra, por isso é tão assediada pelo vampiro. Por exemplo, logo no começo do filme, ao ser agraciada por Hutter com um buquê de flores, observa: “Por que você matou essas flores lindas?”. Na verdade, para Ellen, a vida é sagrada e deve ser preservada acima de tudo.
    O filme Nosferatu, além do par antitético luz-escuridão, possui outra par antitético: vida-morte. É na estalagem próximo do castelo de Orlock que Hutter encontra o livro que irá carregar até Wisborg. Apesar de ser incrédulo e caçoar das superstições dos aldeões, Hutter irá se apegar a esse livro (o que demonstra que o destemor de Hutter apenas oculta um sentimento ambíguo diante do desconhecido) . O livro chama-se “Os Vampiros - Terríveis Fantasmas – Magia e os 7 Sinais da Morte”. Os aldeões temem a noite, pois ela representa o desconhecido, e diante do terror de Orlock, a morte. Ao pedir aos cocheiros que o levem até o Conde Orlock, logo após o pôr do sol, Hutter recebe logo a resposta deles:“Pode nos pagar qualquer coisa. Não prosseguiremos de jeito nenhum”. Uma atitude que se contrasta com a disposição de Hutter de ir até a Transilvania na perspectiva de ganhar muito dinheiro.  
   Orlock é bastante cortes com Hutter, apesar de sua figura estranha. O vampiro possui gestos aristocráticos. Vive solitário em seu velho Castelo na Transilvânia. Nosferatu não tem criados. Apenas exerce uma influência sinistra sobre as forças naturais, de animais a homens e mulheres, transformados em seus servos fiéis (é o caso de Knock e de Ellen, que não é propriamnete sua serva fiel, mas apenas está pressentindo seus desejos de possui-la). É Orlock que carrega seus caixões cheios de terra natal e ratos. Os caixões servem para preservar seus poderes.
Apesar de seus poderes malignos (e sobrenaturais), Orlock é uma criatura limitada pela própria Natureza que ele parece comandar a seu dispor. O vampiro é escravo da Natureza, apesar de ir além dela. Não consegue viver à luz do dia e só consegue dormir e repousar em caixões com sua terra natal. Por isso, se quiser expandir sua área de influência precisa de um território onde possa instalar seus caixões de terra. 
   Para chegar até Wisborg, Orlock precisa carregar seus caixões através do mar. Utiliza um navio mercante. Ele alucina e extermina, aos poucos, toda a tripulação. Sem utilizar uma arma, Orlock domina os marinheiros pelo terror. As autoridades de Wisburg acreditam que foi a peste que dizimou a tripulação do navio-fantasma. Após a chegada do navio (e de Orlock, que se estabelece numa velha mansão em frente da casa de Hutter e Ellen), a cidade é declarada possuída pela peste. O medo domina a todos: “A peste está escondida em todos os cantos da cidade”. Mas, a verdadeira peste, que todos desconhecem, é a chegada de Orlock. Com Orlock vieram, é claro, os ratos, transmissores da peste. Mas o poder oculto que os conduz é Nosferatu. Inclusive, a multidão de Wiborg culpa Knock pela chegada da peste na cidade: “A peste foi trazida por uma vítima – Knock”. O alucinado servidor de Nosferatu consegue fugir, mas é perseguido pela multidão.
    Em Nosferatu de Murnau, o personagem que representa o poder da Ciência é o Prof. Bullwer, que aparece explicando para seus alunos os mistérios da natureza. Fala dos pólipos com tentáculos “quase sem corpo” e das plantas carnívoras. É como se Nosferatu fosse mais um mistério da natureza, com sua sede por sangue e vida. Pressentindo que seria atacada pelo vampiro, Ellen implora a Hutter que chame o Prof. Bullwer, cientista capaz de encontrar uma solução para os mistérios e encantos de Nosferatu. Mas, naquela noite, em sua primeira investida contra Ellen, Nosferatu chega tarde: ouve o galo da manhã e é atingido pelos primeiros raios do sol. Em sua cela, Knock lamenta: “O mestre está morto”. Após o desaparecimento de Nosferatu, a mortandade em Wiborg acabou. O que demonstra que a verdadeira peste que atingiu a cidade alemã tinha um nome – Nosferatu.


FOTOS:

 Tanque News
  2009 - 2011