domingo, 6 de novembro de 2011

Curiosidades: Como algumas marcas surgiram [c]

Origem de algumas Marcas

Nintendo

Poucos sabem, mas a marca japonesa Nintendo, é uma empresa centenária, dia 23 de setembro desse ano completou 122 anos. Como devem imaginar, a marca não começou a 120 atrás criando video-games. A Nintendo começou com Fusajiro Yamaushi criando cartas do tipo de baralho, mas só começou a ficar famosa em 1950 quando Hiroshi Yamauchi (bisneto de Yamaushi) começou uma parceria com a Disney para a produção de cartas com personagens estampados. A partir daí Hiroshi Yamaushi começou a investir em vários ramos como redes de TV e até macarrão instantaneo.A empresa não passava por uma boa fase, e só melhorou em 1977 quando Shigeru Miyamoto desenvolveu um jogo que apresentaria o mascote da marca, o grande Mario. A partir daí foi só alegria, a empresa começou a lançar vários arcades e consoles que a estabeleceriam no mercado e em em 2006 os lucros da empresa passavam de US$ 7,8 bilhões.


Fanta

O refrigerante Fanta surgiu em 1941 durante a Segunda Grande Guerra, quando a escassez de concentrados para fabricação do refrigerante Coca-Cola obrigaram a empresa a criar uma bebida com os ingredientes disponíveis na Alemanha. O mais interessante é que esse fato fez com que a a Fanta mudasse de sabor inúmeras vezes durante a guerra, já que o tipo e quantidade de matérias-primas eram imprevisíveis. Foram registrados usos de matérias-primas como soro de leite, fibra de maça (sidra), sacarina e beterraba.Apesar de tudo a marca soube tirar proveito dessa situação. A Fanta leva em conta o carater regional na hora de criar sabores. Sabores como banana com leite no Japão, laranja com chocolate na Austrália e leite na China, estão registrados no cardápio bem abrangente do refrigerante.


Lamborghini

Ferruccio Lamborghini era um nobre italiano descendente de toureiros. Tinha uma fábrica de tratores e carregava uma grande paixão por carros de marca. Um dia Ferruccio esbarrou com Enzo Ferrari (criador da marca Ferrari) enquanto o mesmo fazia a revisão de um carro na fábrica. Como bom entendedor, Ferruccio fez uma crítica ao sistema de embreagens dos carros da Ferrari e recebeu a seguinte resposta de Enzo: "Não acho que alguém que fabrique tratores tenha moral pra criticar algum dos meus carros". Então, puto da vida, Ferruccio responde "Vou criar uma marca melhor que a sua e te ensinar a fazer embreagem seu filho da puta". Em 1964, o primeiro Lamborghini foi produzido, o modelo 350 GT e hoje em dia a marca é uma das mais conceituadas no ramo automobilístico


Heineken

Em 1864, na cidade de Amsterdã, funcionava uma cervejaria chamada De Hooiberg (o palheiro). Esta cervejaria era mais "popular", a cerveja era vendida para o povo, não era uma bebida muito nobre. O então jovem Gerard Heineken, com a ajuda de sua mãe, compra a cervejaria. Mas seu objetivos eram mais ambiociosos, Gerard pretendia transformar a bebida popular em uma bebida elitizada e vender pros grandes cavalheiros holandeses (a playboyzada). Com a ajuda de Louis Pasteur e H. Elion, Heineken desenvolveu uma levedura especial que daria um sabor característico de sua cerveja, a "Levedura A da Heineken". Esse sabor característico foi um dos maiores motivos do grande sucesso da marca. Hoje em dia a Heineken é uma das maiores marcas de cerveja do mundo e já passou por várias gerações da família Heineken. Também ostenta uma grande fama relacionada á publicidade, o que é bem irônico, porque Gerard não fazia publicidade de sua cerveja e justificava o fato com a seguinte frase "Um bom produto é recomendado por sua qualidade".

TANQUE NEWS  2009 - 2011 

Nenhum comentário:

Postar um comentário