“É preciso ver para crer”, diz o ditado. Mas a visão pode nos pregar muitas peças e, nesse caso, nem vendo para ter certeza. É isso o que acontece quando estamos diante de uma ilusão de ótica: nosso cérebro é confundido pela ideia pré-concebida que temos de uma imagem, fazendo com que sejamos enganados.
TOP 10:
10. Pode parecer uma foto das mais safadas e pornográficas, mas isso é apenas coisa de "mentes sujas". Isso não é nada mais que um mero tomate bem posicionado.
9. O chão desta sala foi especialmente projetado para confundir. O piso branco com janelas desenhadas que seguem a linha da parede dá a impressão de que as pessoas estão andando sobre o ar.
8. Olhar para a foto abaixo pode ser perturbador em um primeiro momento. Afinal de contas, como o pessoal lá atrás está grudado na parede? É preciso prestar atenção para perceber quem realmente está de pé e quem só está fingindo.
7. Esta imagem combina dois personagens fictícios bastante populares: Branca de Neve, o mais óbvio, e Sherlock Holmes. Não tão elementar, mas muito interessante!
6. Quem nunca tirou uma fotografia segurando o sol ou fazendo outra brincadeira qualquer com o tamanho dos objetos à distância? Pois esse é o espírito da fotografia abaixo, que ficou ainda mais realista devido ao toque de criatividade.
5. À primeira vista, podemos achar que este é um retrato de um gaiato que aproveitou um buraco na rua para brincar de barquinho. Mas o buraco em questão não passa de ilusão de ótica, gerada à base de tinta e originalidade.
4. Se engana quem pensa que as barras de aço à esquerda não dizem nada. Quando olhadas do ângulo certo, elas mostram a silhueta de Nelson Mandela. A escultura foi inaugurada este ano, em homenagem aos 50 anos da prisão do líder político sul-africano.
3. Outro belo exemplo da pintura como aliada da ilusão de ótica. Desta vez, é o corpo humano que sustenta a arte, que transforma mãos em bananas.
2. Postas lado a lado e diante de um fundo escuro, essas esculturas deixam de ser objetos de forma fria e assumem a aparência de homens olhando para baixo.
1. Em meio a uma sala toda branca, a lataria do fusca, também branco, parece afundar no chão. Assim, a impressão final é de que o próprio piso é líquido, como se fosse leite
Tanque News - 3 anos com Você!