terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Natureza: Tribo da Indonésia que mora em cima das árvores [c]

Korowai, o povo que mora na copa das Árvores

    Se você sofre de vertigem, agradeça por não ser um Korowai. Casa na árvore é coisa de gente grande pra eles – e pode ser a diferença entre uma vida tranquila e uma morte certeira. Morar na copa das árvores, além de exigir muita coragem, é pra eles uma questão de sobrevivência, tradição e status.
    Os Korowai são naturais da Papua, província da Indonésia que representa a parte ocidental da Nova Guiné. O primeiro contato com “humanos de calça” foi só em 1974, fato que explica o estilo de vida simples e as técnicas rudimentares – ainda que extremamente complexas – empregadas por eles na hora de construir a morada. A coisa toda funciona assim: uma família precisa de uma casa e os vizinhos vão lá ajudar. Eles escolhem uma árvore que pareça boa e podam sua copa – é lá que a casa vai ficar. Cortam os galhos mais sobressalentes para que ela não fique muito suscetível às ventanias e fazem o chão com galhos também. Teto e paredes são feitos de ráfia, nome da fibra de um dos tipos de palmeiras.
     As casas costumam ficar a 10 metros de altura, mas algumas, como a do vídeo abaixo, ficam a 35 metros do chão. São quatro os principais motivos para essa política de habitação pouco usual: por se tratar de uma floresta tropical, as inundações são constantes e a elevação se torna obrigatória. A vários metros do chão, os mosquitos incomodam menos. Tradicionalmente, não estar no lugar que os inimigos esperavam era uma ótima estratégia de defesa e ataque. Juntando tudo isso, quanto mais alta a casa, mais status a família tem. 

 As casas abrigam até 12 pessoas e duram 5 anos. Um detalhe curioso é a organização para subir nas casas. Lá, a ordem é inversa: damas depois dos homens. Mas não se trata de uma regra machista, pelo contrário – a medida é tomada para que nenhum homem possa observar as vergonhas das mulheres enquanto elas sobem.

Tanque News
2009 - 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário