Ano-luz é uma unidade de distância. Apesar de não fazer muito sentido porque "ano-luz" contém a palavra "ano", que normalmente é uma unidade de tempo, anos-luz medem a distância.
Estamos acostumados a medir as distâncias tanto em centímetros/metros/quilômetros ou polegadas/pés/milhas, dependendo de onde moramos. Sabemos o tamanho de um metro ou de um pé. Estamos acostumados com estas unidades porque as usamos todos os dias.
Porém, quando os astrônomos usam seus telescópios para olhar para as estrelas, as coisas são diferentes. As distâncias são gigantescas. Por exemplo, a estrela mais próxima da Terra (sem contar o nosso Sol) fica a cerca de 38.000.000.000.000 km de distância. E isso é a estrela mais próxima. Existem estrelas que estão bilhões de vezes mais longe que isso. Quando se começa a falar desse tipo de distância, o quilômetro simplesmente não é uma unidade prática para se usar porque os números ficam grandes demais. Ninguém quer escrever ou falar em números que têm 20 dígitos!
Então, para se medir distâncias realmente grandes, usa-se uma unidade chamada ano-luz. A luz viaja a 300 mil km/s. Portanto, um segundo-luz é igual a 300.000 km. Um ano-luz é a distância que a luz pode viajar em um ano, ou:
Usar o ano-luz como medida de distância tem uma outra vantagem: ajuda a determinar a idade.
Digamos que uma estrela esteja a 1 milhão de anos-luz daqui. A luz
daquela estrela viajou à velocidade da luz para chegar até nós.
Portanto, a luz da estrela levou 1 milhão de anos para chegar até aqui e
a luz que estamos vendo foi gerada 1 milhão de anos atrás. A estrela
que estamos vendo é, na verdade, como a estrela era há 1 milhão de anos
atrás e não como ela é atualmente. Da mesma forma, nosso Sol está a uns 8
minutos-luz de distância. Se o Sol explodisse neste exato momento, nós
não teríamos como saber disso por 8 minutos, porque este é o tempo que
levaria para que a luz da explosão chegasse até nós.
Fonte: Uol
Aperfeiçoamento: Tanque News
Tanque News - 2009.2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário